De 14 a 18 de Março os professores desenvolveram atividades relacionadas a Hábitos de Cidadania e convivência.
Projeto Amizade e Boas Maneiras
LOCAL: E.M.E.I. Leãozinho/Sub-Sede Suzana Wesley
PÚBLICO-ALVO: Crianças de 02 a 05 anos
PERÍODOS: Matutino e vespertino
EXECUÇÃO: Professores, Alunos e Coordenação Pedagógica
DATA: Semana da Cidadania de 14 a 18/03/2011
OBJETIVOS:
OBJETIVOS:
· Desenvolver competências sociais nas crianças
. Perceber a importância da amizade
. Exercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes sentimentos
. Destacar como lidar com as emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira
. Desenvolver práticas de boas maneiras e comportamento
RECURSOS:
. Perceber a importância da amizade
. Exercitar a identificação, sensibilidade e fala pública sobre diferentes sentimentos
. Destacar como lidar com as emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira
. Desenvolver práticas de boas maneiras e comportamento
RECURSOS:
.TV e Vídeo
.Palestra
.Atividades impressas
.Lápis de escrever e cor
.Tesoura
.Diversos papéis
.Fantoche
.Histórias
· QUESTÕES RELEVANTES:
· O que é a amizade?
· O que é um amigo de verdade?
· Qual a importância de um amigo?
· O que é o medo?
· Que coisas nos fazem felizes?
· Por que ficamos tristes?
· O que nos deixa com raiva?
. O que são boas maneiras?
· O que é a amizade?
· O que é um amigo de verdade?
· Qual a importância de um amigo?
· O que é o medo?
· Que coisas nos fazem felizes?
· Por que ficamos tristes?
· O que nos deixa com raiva?
. O que são boas maneiras?
. Como se comportar?
. Quais são as palavras mágicas?
E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças.
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
E inúmeras outras do mesmo tipo, levantadas pelas próprias crianças.
COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:
· Afetividade
· Auto-estima
· Otimismo
· Controle dos impulsos
· Empatia – Compreensão do outro
· Prestatividade e solidariedade
. Sinceridade
· Auto-estima
· Otimismo
· Controle dos impulsos
· Empatia – Compreensão do outro
· Prestatividade e solidariedade
. Sinceridade
. Atenção ao ouvir
· Comunicação Interpessoal
· Pensamento dirigido
· Comunicação Interpessoal
· Pensamento dirigido
· Autoconhecimento
· Administração das Emoções
· Administração das Emoções
. Boas maneiras
.Comportamento
LINGUAGENS APLICADAS:
Fazer com que a criança se expresse através de diferentes linguagens – pinturas, colagens, desenhos, etc. os valores desenvolvidos e supostamente aprendidos durante o projeto.
AVALIAÇÃO:
A forma de avaliação será desenvolvida através da comparação de atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio da escola, antes e depois da realização do projeto, enfatizando a eventual permanência de valores eventualmente assumidos.
Fazer com que a criança se expresse através de diferentes linguagens – pinturas, colagens, desenhos, etc. os valores desenvolvidos e supostamente aprendidos durante o projeto.
AVALIAÇÃO:
A forma de avaliação será desenvolvida através da comparação de atitudes dos alunos em sala de aula e no pátio da escola, antes e depois da realização do projeto, enfatizando a eventual permanência de valores eventualmente assumidos.